Psiquiatra não é para louco, entenda a importância.
- atendimento7583
- 7 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Há muito tempo atrás se estabeleceu um preconceito entorno da psiquiatria, que dizia que esse tipo de profissional apenas tratava pessoas loucas.
Essa afirmação está toda errada, primeiramente porque “louco” é um termo pejorativo e totalmente em desuso para se referir a distúrbios mentais. Segundo que o psiquiatra não se restringe apenas ao tratamento de casos mais sérios de problemas que envolvem o psicológico.
Aqui, você irá entender melhor qual é a função de um psiquiatra na saúde mental do paciente, e qual sua importância no tratamento de diversos tipos de distúrbios.
Qual é a função do médico psiquiatra?
O médico psiquiatra atua principalmente sobre as funções psíquicas envolvendo desde o humor, pensamentos, sentimentos, afeto, memória e concentração. De forma generalizada, cuida de tudo que gira entorno da mente.
Por mais que sejam recorrentemente ligados ao tratamento de transtornos mais graves como o Alzheimer, psicoses e transtornos de personalidade e humor, esses profissionais também são procurados em situações mais comuns como ansiedade generalizada, síndrome do pânico, estresse, depressão, fobias e entre outros.
Seu conhecimento se mostra importante, pois é através de suas orientações que é possível se realizar exames para um diagnóstico mais preciso, além de prescrições de medicamentos e tratamentos mais adequados para cada caso.
Dentre todas essas funções, o médico psiquiatra ainda pode realizar a psicoterapia, alinhada com as outras abordagens citadas anteriormente.
Não deixe o preconceito ofuscar a importância desse profissional
Em algum momento, pode ser que você possa precisar do acompanhamento com um profissional psiquiatra, e essa necessidade pode se originar de diferentes formas. Trauma, estresse, ansiedade, seja qual o motivo, sabemos quando nossa mente pede ajuda. E por vergonha, às vezes ignoramos esses sinais, tentando normalizar aquele estado de desconforto emocional, o que se torna ainda mais prejudicial para nossa saúde.
Tomar a atitude de buscar ajuda psiquiátrica é uma ação que denota coragem e inteligência emocional, e que resulta em muitos benefícios para a vida dos pacientes.
Quanto mais discutirmos e falarmos abertamente sobre o bem-estar que esses profissionais trazem aos seus pacientes, mais pessoas que precisam de ajuda irão se sentir mais confortáveis para procurar por esse acompanhamento especializado!
Nos ajude a trazer mais conscientização entorno dessa profissão tão importante para a saúde mental como um todo!