O que acontece se eu parar a terapia de uma hora para outra?
Antes de mais nada, é importante entender uma coisa, caso você nunca tenha passado por um tratamento psicoterapêutico: não existe tempo para começar e muito menos para terminar.
Para compreender a fundo essa questão, precisamos ter em mente que o campo da psicologia é extenso, existem diferentes vertentes e formas de abordagens em terapias, dependendo da formação de cada profissional.
Além disso, o tempo de tratamento também irá depender fortemente da evolução do paciente junto a esse profissional e os métodos adotados.
Mas algo que é unanimidade, é que se torna muito prejudicial à saúde do indivíduo que se submete a terapia, se ele resolver interromper o seu processo de uma hora para outra.
Algumas pessoas podem ter dificuldades de visualizar a extensão do distúrbio que a levou a procurar uma ajuda profissional psicológica. Isso porque, por vezes, sentiu essa necessidade justamente quando já não aguentava mais não ter um alívio ou caminho a seguir para sanar os incômodos emocionais.
E a partir do momento que as sessões começam a surtir efeito, sentem uma falsa sensação de "não preciso mais" e param de uma hora para outra, o acompanhamento. Essa decisão pode acarretar em algo ainda mais sério futuramente.
Isso porque, boa parte dos resultados positivos se baseiam nos diálogos entre paciente e psicólogo, que contém toda uma elaboração profissional de métodos para ajudar o indivíduo em desespero e angústia, a encarar suas questões sob outro ângulo, guiando-o a tirar suas próprias conclusões.
Sendo assim, quando paciente se vê sem esse norte e orientação, a recaída de um problema envolvendo depressão, ansiedade, entre outros distúrbios, pode ocorrer de uma forma ainda mais violenta do que quando ela procurou ajuda.
Por isso, a decisão de parar o tratamento deve partir mediante uma conversa com o profissional que te acompanha, e se atestado que existe essa possibilidade, interromper de forma gradual, diminuindo a frequência de sessões, por exemplo.
Nenhum tratamento deve ser abandonado sem mais nem menos, por isso consulte seu psicólogo e converse sobre isso para obter uma visão mais clara sobre o seu caso.
Pensa em fazer terapia? Então entre em contato com a nossa equipe!
A Clínica Protheus é um espaço de promoção da Saúde Mental que atende crianças, jovens e adultos nas áreas de Psiquiatria e Psicologia.
Com profissionais qualificados, visão sistêmica e interdisciplinar, a clínica é referência na prevenção e tratamento de transtornos emocionais da infância e adolescência, atendendo de maneira individualizada, ética e diferenciada a população jovem e os adultos.
Localizada na região central de Curitiba, em pleno calçadão da Rua XV de Novembro (Rua das Flores), a Clínica Protheus funciona de segunda à sábado, com horários e espaços exclusivos para o atendimento de crianças e adolescentes.
Realiza Consultas Particulares com valores acessíveis e atende a diversos Convênios.
Agende sua consulta
Rua XV de Novembro, 266, 4° e 5° andares, Curitiba - PR
Comments